Superando obstáculos e alcançando meus sonhos na Alemanha
Olá, meu nome é Michely Kaltenbacher e há 15 anos moro na Alemanha. Neste post, gostaria de compartilhar com você as principais fases e momentos da minha jornada no aprendizado da língua alemã.
Os três primeiros anos foram os mais desafiadores, já que não pude frequentar cursos de alemão regularmente, devido ao fato de minha filha ainda não ter idade suficiente para frequentar o jardim de infância e não ter parentes próximos na região. A falta de fluência no idioma me deixava solitária e deslocada, tornando as atividades diárias ainda mais difíceis, como as consultas médicas, nas quais eu precisava da ajuda do meu marido como tradutor.
Tentei estudar em casa, mas na época, os cursos online ainda eram pouco acessíveis. Então, procuramos uma estudante que falasse português ou espanhol na região, em uma de várias tentativas de aprender o idioma.
Quando comecei a frequentar um curso de alemão, enfrentei mais um choque de realidade: não conseguia colocar em prática o que aprendia em sala de aula, nem tinha ninguém em casa para me ajudar a tirar dúvidas. Foi aí que meu marido e eu contratamos uma Au-pair para nos auxiliar , e durante esse período, ela também passava pelas mesmas situações que eu.
Depois de frequentar cursos de integração e intensivos por dois anos, comecei um curso de alemão para universitários no Studienkolleg, uma instituição para estudantes que desejam estudar na Alemanha. Alcançar um nível avançado de fluência me inspirou a retomar meus estudos em linguística e trabalhar na área de educação no país.
Para atingir esse objetivo, precisei dirigir uma hora até a cidade de Freiburg para concluir meu curso e tentar uma vaga na universidade. Felizmente, consegui passar no exame de admissão. Porém, o curso exigia mais de cinco anos de estudos, o que significaria percorrer diariamente duas horas de carro. Além disso, a rotina seria difícil de conciliar com a minha filha pequena em casa e as atividades diárias.
Foi então que enviei mais de 50 currículos para escolas e jardins de infância da minha região. Apesar de ter recebido apenas duas respostas, elas foram suficientes para começar minha vida de sucesso e reconhecimento no país.
Iniciei minha carreira em um jardim de infância como monitora em uma turma inclusiva com crianças portadoras de necessidades educacionais especiais. Essa experiência me inspirou a estudar para me tornar educadora infantil em uma cidade próxima. Durante os quatro anos de curso, aprendi muito e praticamente comecei minha vida profissional do zero.
Esse foi mais um grande desafio, pois precisei frequentar um curso onde eu era uma das poucas estrangeiras em uma escola integral, administrando esse tempo juntamente com minha família e estágios. Mas foram esses quatro anos que me permitiram realmente aprender o alemão, vivenciando-o diariamente, compreendendo a metodologia de aprendizagem dos alemães e as dificuldades do idioma.
Após concluir o meu curso como educadora infantil, consegui uma vaga no jardim de infância onde fiz o meu estágio, comprovando a minha qualificação, profissionalismo e competência.
Como professora de língua portuguesa, sempre tive vontade de continuar dando aulas, não apenas para empresas, como já ofereci aqui na Alemanha, mas também de ter a minha própria escola virtual.
Durante a pandemia, tive a oportunidade de colocar todos os meus sonhos e projetos em prática. Através do feedback e do reconhecimento dos meus primeiros alunos, percebi que consegui unir toda a minha experiência pessoal e profissional para criar o meu próprio método de ensino e ajudar pessoas que passam por situações semelhantes às que eu passei, como a integração, a adaptação e principalmente a busca por um espaço social e profissional no país.
Foi então que encontrei a minha missão de ajudar as pessoas através do meu histórico de vida e do meu trajeto profissional. Ainda há muito para aprender, mas sou grata por todas as fases difíceis que passei para chegar até aqui. A minha trajetória no aprendizado do alemão é uma prova de que é possível superar obstáculos e alcançar os nossos sonhos, mesmo em um país estrangeiro.
Atualmente, tenho a minha própria escola de língua virtual, onde ofereço cursos de português como língua estrangeira, além de aulas particulares de alemão. Além disso, continuo a trabalhar como educadora infantil neste mesmo jardim de infância onde tudo começou.
Sinto-me realizada por ter conseguido superar todas as dificuldades que enfrentei e por poder ajudar outras pessoas a fazer o mesmo. Acredito que cada desafio que enfrentamos na nossa vida pode nos tornar mais fortes e capazes de alcançar os nossos objetivos, mesmo que pareçam impossíveis no momento.
Espero que a minha história possa inspirar outras pessoas que estão passando por situações semelhantes e mostrar que, com determinação, dedicação e perseverança, é possível conquistar os nossos sonhos e objetivos, não importa onde estejamos.